top of page

Depressão é doença?


Sim. Não devemos confundir depressão com tristeza ou preguiça. A pessoa que sofre com depressão apresenta sintomas parecidos ao da tristeza, pois tende a permanecer quieta e não demostra prazer. Também se mostra com pouca disposição para qualquer atividade, seja física ou mental, confundindo-se com preguiça. Porém, a depressão não depende de um fator causador, como é o caso da tristeza, nem de uma falta de vontade temporária, como é caso da preguiça. Depressão é muito mais complicado e as vezes até difícil de detectar. Em muitos casos, o paciente consegue até disfarçar seu estado deprimido, se este não for avançado. Com o passar do tempo, se não for tratada, a depressão piora e chega num estágio onde o paciente, além de não conseguir dissimular, passa a correr sérios riscos. Sua vida perde o rumo. Pode perder o emprego, as amizades e até os relacionamentos familiares. Muitos, infelizmente comtemplam o suicídio e as vezes o levam a cabo.

É importante prestar atenção aos primeiros sinais. Perda de apetite, perda de sono ou sono em excesso, isolamento social, desinteresse por atividades que antes eram apreciadas, descuido da aparencia e da higiene pessoal, entre outros. É necessário buscar ajuda, fazer consulta com médicos e terapeutas o quanto antes para que se possa tratar logo antes que se agrave.

Muitas vezes pensamos que pode melhorar sozinho, que o tempo vai curar, que a vida vai melhorar, e ficamos na espera da soluçao mágica. No caso da depressão, é muito improvável que ela desaparece sozinha ou por alguma mudança dos fatores externos da nossa vida, ou por um esforço pessoal solitário. Trate-se de uma doença que pode se agravar e que portanto requer tratamento com auxílio de especialistas. O paciente não tem culpa por estar doente. Precisa de ajuda e precisa saber pedir ajuda. Os pais precisam estar atentos aos filhos, principalmente adolescentes, para previnir que uma depressão leve se tranforme num pesadelo familiar. Estamos vendo a quantidade de jovens que hoje estão tirando suas próprias vidas. Abram os olhos cedo. Estabeleçam um diálogo aberto e sincero com seus filhos. Ouça o que eles querem dizer, ou até mesmo ajudem para eles possam expressar seus semtimentos. O adolescente nem sempre entende ele mesmo o que está acontecendo.

Busquem informação e ajuda sempre. A depressão não pode andar solta por aí acabando com as nossas vidas.

Cuidem-se!

P.S. Logo postarei aqui no site informações concretas sobre essa doença . Enquanto isso não deixem de pesquisar e pedir informações, seja por via eletronica ou falando com amigos, médicos e terapeutas.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page