top of page

Medo do Pânico?

O Medo do Pânico

Não tenha medo do pânico! Não, voce não está tendo um enfarte.

Muitos pacientes com síndrome do pânico que chegaram no meu consultório, relataram terem medo de morrer no meio de um ataque de pânico. Não é de se surpreender, pois as sensações e sintomas são de fato assutadores. O coração acelera, você transpira muito, sente falta de ar e tem a impressão que vai desmaiar ou perder o controle. Neste momento é importante lembrar que você não vai morrer, que não há nada de errado com o seu coração e que em alguns minutos você estará perfeitamente bem, fora o susto, é claro!

Mas então, o que é isso? O nosso cérebro está equipado com um mecanismo que nos prepara para enfrentar qualquer perigo. Quando percebemos uma ameaça ou perigo à nossa vida, o centro das emoções no cérebro aciona este mecanismo que consiste basicamente em uma dose grande de adrenalina lançada no sangue. Essa adrenalina nos ajuda a ter força para combater o perigo ou para correr, fugir do perigo. Nota-se que os sintomas são como se você tivesse acabado de correr uma maratona! A síndrome do pânico é nada mais que um alarme falso. O alarme dispara sem nenhum evidente perigo à vista. Resta então descobrir por quê o nosso alarme desregulou. O tratamento mais efetivo encontrado até hoje é a Terapia Cognitiva Comportamental.

É muito importante buscar uma terapia que ajude a resolver ou controlar os sintomas. Se não for tratada pode desencadear um distúrbio mais debilitante que é o denominado Agorafobia. Neste, a pessoa já nem sai de casa, pois o medo de ter um ataque de pânico na rua ou em qualquer lugar público se torma incontrolável.

Portanto, meu recado hoje para você é: Primeiro, não tenha medo do pânico e, segundo, busque ajuda de uma terapia para aliviar esse mal estar.

Cuidem-se!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page