top of page

Quem é você? A importância das suas memórias.


O que vocè vai deixando pra trás.....ficam na sua memória!

De onde você veio, onde trabalhou, qual grupo cultural ou religioso ao qual você pertence, seu grupo familiar, tudo isso pode situar você no tempo e em diversos grupos dando-lhe uma identidade. Porém, as memórias que você tem das experiências da sua vida são o que fazem de você uma pessoa única. São essas memórias que te auto-definem. Suas memórias podem ser instrumentos poderosos para alcaçar seus anseios, para servirem de inspiração e guia para o presente e o futuro. Por outro lado, suas memórias também podem prejudicar o seu bem estar, interferirem com seus objetivos, controlarem seu humor e te roubarem a capacidade de ser feliz.

Não é atoa que as memórias de experiências tristes ou traumáticas levam muitas pessoas a viverem grande parte dos seus dias sem ânimo, sem corajem, sem motivação, sem desejos, podendo inclusive desenvolverem uma depressão. Memórias ruins, de fracassos passados, de críticas sofridas, de abandono ou falta de amor, podem estar permeando a sua mente e assim fazendo com que você acabe tendo uma auto-definição um tanto negativa. Sua auto-estima, estando baixa, impede que você acredite no seu potencial, conheça e valorize suas qualidades, e faça deste auto conhecimento um instrumento para vencer desafios.

Memórias de experiências de vida agradáveis, felizes, de sucesso, de apoio e de amor, exercem uma função fundamental na auto-definição positiva. Essas memórias tem a capacidade de construir em você uma força que é única e que te motiva cada dia para viver com plenitude, com esperança, com gratidão e solidariedade. São essas memórias que você precisa ensaiar, aprender a recordar e reforçar para que o seu ser possa aproveitar o que de melhor a vida te deu e assim te sustentar nos momentos mais difíceis.

Todos nós temos memórias boas e ruins, sem excessão. A chave está em escolher quais as memórias que queremos reforçar para contruir a nossa identidade. É uma escolha. Mas também é um processo que passa primeiramente pelo auto conhecimento, pelo saber o que se pode ou não mudar. Hoje se sabe que muitas doenças do tipo depressão ou ansiedade que surgem em um dado momento na vida das pessoas, podem terem sido geradas e alimentadas durante muitos anos de baixa auto estima e auto definição negativa. A boa notícia é que é possível reverter isso. Uma das formas mais eficázes é a psicoterapia.

Deus nos fez únicos e à Sua semelhança. Nos ama e nos quer felizes. Agradeça sempre e perdoe sem parar. Este é o primeiro passo e foi Ele quem nos ensinou.

Fiquem com Deus.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page